EXPERIÊNCIAS HETEROBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4744Palavras-chave:
epistemologia, epistemologia crítica, conhecimento científicoResumo
O presente trabalho apresenta heterobiografia de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no atual contexto da educação brasileira. Heterobiografia é a ação formativa na promoção da ressignificação das experiências de vida dos sujeitos escolares, na medida em que se percebem no mundo na relação com o outro, tomando consciência de seu papel histórico. O corpus dessa pesquisa foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a discussão epistemológica da EJA. Na segunda, foi realizada uma atividade junto aos alunos em sala de aula da EJA, na qual cada um foi capaz de narrar o sentido da sua existência como sujeito social. Por amostragem, ao grupo de treze alunos, com idade média em torno de 35 anos, foi apresentado alguns contos biográficos. Em seguida, eles foram orientados a escrever suas histórias de vida. A partir dessa dinâmica em sala de aula, as narrativas geradas revelaram que a heterobiografia se constitui num elemento de construção de sentido, na qual os estudantes se percebem como sujeitos ao apreenderem as significações de suas experiências de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.