" Aqui a gente é bem maior":significações infantis sobre entrar na escola aos seis anos
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4730Resumo
O texto em tela traz algumas reflexões resultantes de pesquisa realizada com crianças em processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi o de conhecer as significações infantis sobre este momento de passagem. Com base em algumas manifestações coletadas em roda de conversa e alicerçadas na concepção histórico-cultural do desenvolvimento humano, refletimos aqui sobre o sentido da brincadeira e do estudo como atividades principais (Leontiev, Davidov, Vigotski) que se encontram em rito de passagem e que tem sido objeto de polêmicas no âmbito do Ensino Fundamental de Nove Anos. Neste momento, nossos estudos nos permitem inferir acerca de uma criança viva, socialmente constituída que, independente da idade, vivencia a saída da Educação Infantil e entrada na Educação Escolar como um ritual importante com impactos significativos sobre si mesma e nos ajuda a identificar e concluir que os limites dessa passagem está mais nas estruturas educacionais instituídas e menos em suas significações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.