Educação ambiental política para a participação da comunidade rural nas discussões do plano municipal de saneamento básico de Novo Hamburgo-RS
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4722Resumo
Este trabalho busca apresentar uma ação de Educação Ambiental (EA) que teve sua origem no seguinte problema motivador: a EA política pode auxiliar para que ocorra a participação da comunidade da área rural do município de Novo Hamburgo, estado do Rio Grande do Sul (RS), nas discussões e elaboração do seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)? Para tentar responder a esta pergunta foram pensadas e realizadas quatro práxis fundamentadas nos objetivos da Carta de Belgrado e orientadas pela metodologia dialógica, a qual aposta nas interações comunicativas em busca de estabelecer um objetivo comum. Assim, os principais resultados decorrentes da ação foram a participação da comunidade nas discussões com o Poder Público para a construção do PMSB, porém a falta de poder deliberativo da população nas políticas públicas é a principal lacuna a preencher para a conquista da participação popular no exercício da cidadania.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.