A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4626Palavras-chave:
Tecnologias na Educação. PROUCA. Construcionismo. Formação de Professores.Resumo
O objetivo do artigo é debater a meritocracia a partir das orientações dos organismos internacionais, buscando analisar a materialização desta categoria no contexto da educação escolar brasileira. Sinalizamos, primeiramente, o contexto de emergência do discurso meritocrático e suas categorias convergentes, que legam a educação a lógica do mercado. Num segundo momento, dando destaque ao papel do Movimento Todos pela Educação-TPE, debatemos a escola como lócus de efetivação da meritocracia. Como metodologia optamos pelo estudo bibliográfico referente ao assunto. Como resultado, espera-se a necessidade da compreensão da escola como um terreno de luta na perspectiva da construção de uma educação contra-hegemônica num momento de profundas injustiças sociais, falência moral e ética e porque não dizer, a dizimação do que mais importa no campo educacional: a formação humana na sua plenitude.
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