A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Franciele Soares dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Gilmar Fiorese Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste
  • Sueli Ribeiro Comar Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4626

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação. PROUCA. Construcionismo. Formação de Professores.

Resumo

O objetivo do artigo é debater a meritocracia a partir das orientações dos organismos internacionais, buscando analisar a materialização desta categoria no contexto da educação escolar brasileira. Sinalizamos, primeiramente, o contexto de emergência do discurso meritocrático e suas categorias convergentes, que legam a educação a lógica do mercado. Num segundo momento, dando destaque ao papel do Movimento Todos pela Educação-TPE, debatemos a escola como lócus de efetivação da meritocracia. Como metodologia optamos pelo estudo bibliográfico referente ao assunto. Como resultado, espera-se a necessidade da compreensão da escola como um terreno de luta na perspectiva da construção de uma educação contra-hegemônica num momento de profundas injustiças sociais, falência moral e ética e porque não dizer, a dizimação do que mais importa no campo educacional: a formação humana na sua plenitude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Soares dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004) . Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, educação infantil. trabalho e educação, teoria marxista da educação, pedagogia socialista, movimentos sociais populares do campo e educação. Membro dos grupos de pesquisa: Sociedade, trabalho e educação; Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares - GEFHEMP ambos da Unioeste- campus de Francisco Beltrão-PR.

Gilmar Fiorese, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Doutorado em Educação - Universidade Federal de Pelotas-RS (2016). Mestrado em História - Universidade Estadual Paulistas - UNESP/Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2000). Especialização em História - Centro Pastoral, Educacional e Assistencial Dom Carlos/Palmas-PR (1990). Especialização em Pensamento Contemporâneo - PUC/PR (1992). Graduação em História - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas/PR (1987). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Sueli Ribeiro Comar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Pós Graduação em Administração Escolar, Orientação e Supervisão pela UNOPAR( 2000), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Foi membro do Grupo de Pesquisa(Políticas Públicas e Organização do Trabalho na Escola -UEM) no período de maio de 2004 a fevereiro de 2007. Esteve inserida no Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas e Gestão Educacional -UEM) de 2007 a 2009. Foi Professora Colaboradora do Departamento de Teoria e Prática da Educação -UEM. de 2007 a 2009. É Professora Assistente do CCH da Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE) onde ministra a Disciplina de Política Educacional.Está inserida no Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação e realiza pesquisas no campo da Política Educacional, Gestão Escolar, Organização e Planejamento Escolar, Educação, Avaliação em Larga Escala, Neoliberalismo e Formação de Professores. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/2016.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

DOS SANTOS, F. S.; FIORESE, G.; COMAR, S. R. A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–17, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4626. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4626. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua