A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4572Palavras-chave:
Educação, Formação cristã, Pensamento freireano.Resumo
O presente artigo busca entender a prática catequética como uma prática educacional. A relação entre as duas áreas é proposta a partir da concepção de ambas como formação humana (e para a humanização). Assim, alguns conceitos do pensamento freireano acerca da educação foram mobilizados, transpondo-os para a catequese, de modo que estes possam ser subsídios para o entendimento desta última como uma prática educacional. Ao abordar os conceitos de conscientização, autonomia, dialogicidade, formação e transformação, a intenção é que estes também contribuam para a reflexão sobre a prática catequética, com a intenção de torná-la uma prática com sentido para os catequizandos. Somente desta forma estes poderão formar suas bases para continuar a busca pelo ser mais cristão, que pode refletir na construção de um ser mais humanizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.