Planejamento e prática pedagógica: um estudo entre docentes da rede pública municipal de Arara-PB
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4570Resumo
Este artigo apresenta uma análise do planejamento e sua relevância como instrumento para a prática docente. O objetivo foi entender como a organização do planejamento contribui para que a ação educativa se materialize. A investigação aconteceu na cidade de Arara – PB - em cinco escolas públicas. Os sujeitos envolvidos foram trinta e cinco professoras que compõem o quadro de docentes das instituições pesquisadas, que lecionam na educação infantil e anos iniciais, além de quatro coordenadoras pedagógicas. A abordagem da pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionários e, depois de coletados e analisados, foi possível constatar que o planejamento direciona o sistema educacional e o trabalho no âmbito escolar; apresenta forte influência da ação pedagógica dos investigados e deve ser compreendido como uma ação inerente à instituição de ensino e ao trabalho do professor.
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