Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?

Autores

  • Fernanda Santos Paulo Unisinos UNOESC
  • Nara Rosana Godfried Nachtigall UFRGS - PPGDU Mestrado
  • Taís Pereira de Gões Pedagogia na Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.4535

Palavras-chave:

Educação à distância. Curso Técnico. Institucionalização

Resumo

O artigo trata da relação entre dois usos conceituais no contexto da educação não escolar: a Educação Popular e a educação social.  A análise parte do referencial de Paulo Freire e da interlocução com um material empírico, advindo de dois cursos de formação de educadores sociais. Avaliamos que para além de uma disputa de conceitos e de projetos educacionais, há compreensões contraditórias em relação ao uso de Paulo Freire na afirmação da educação social como fundamento da prática educativa de educadores sociais. Em nossas análises, baseadas no referencial da pedagogia crítica, na pesquisa bibliográfica e de campo, esses conceitos não são complementares, ao contrário estão em disputa por afirmação e reconhecimento de uma nova área da educação.

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Biografia do Autor

Fernanda Santos Paulo, Unisinos UNOESC

Educadora Popular. Doutora em educação pela Unisinos. Professora do PPG em educação da Unoesc- Joaçaba-SC. Militante do Movimento de Educação Popular (MEP) e da Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA). Professora no curso de educadores Sociais da Aeppa e do Instituto Social Brava Gente.  Já exerceu a ocupação de educadora social. E-mail: fernandaeja@yahoo.com.br

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3839347399904355

https://orcid.org/0000-0002-8022-9379

Nara Rosana Godfried Nachtigall, UFRGS - PPGDU Mestrado

Mestranda em Educação pela UFRGS. Professora da rede municipal de Viamão. Professora no curso de educadores Sociais da Aeppa e do CEFOR. Já exerceu a ocupação de educadora social.  Militante da Aeppa. E-mail: nara.educa@hotmail.com

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5710175836595282

Taís Pereira de Gões, Pedagogia na Universidade Católica Dom Bosco

Educadora Popular há 12 anos. Estudante de Pedagogia na Universidade Católica Dom Bosco. Coordenadora do SCFV. Experiência como educadora social há 6 anos.  Participante da Associação de Educadores Populares de Porto Alegre no núcleo: educadores sociais. E-mail: tais.dallasta@gmail.com

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7625369559993129

 

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Publicado

2019-05-12

Como Citar

PAULO, F. S.; NACHTIGALL, N. R. G.; GÕES, T. P. de. Educação Popular e Educação Social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares?. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 43–62, 2019. DOI: 10.22196/rp.v21i0.4535. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4535. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua