Ensino de História e pensamento decolonial em processos de identificação quilombola
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v20i45.4490Palavras-chave:
História, Ciências HumanasResumo
Este artigo propõe refletir sobre o Ensino de História e o pensamento decolonial na análise de processos de identificação étnico-racial em comunidades quilombolas, aqui compreendidos como espaços políticos de resistência às práticas sociais colonizadoras da memória ancestral. A discussão origina-se de pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em desenvolvimento na Escola Estadual Quilombola Gilberto Amado, sobre os processos de identificação quilombola em comunidade remanescente de quilombo urbano Porto D’Areia – Estância/Sergipe. O aporte teórico ancora-se no pensamento decolonial ao questionar todas as formas de colonização do saber, do poder e do ser. Espera-se contribuir para a superação do olhar colonizador que inferioriza o negro e interfere no processo de reconhecimento da identidade quilombola.Downloads
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