O improvável na aula de História: sociabilidades, racialidades e modos de estar junto na escola
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v20i45.4486Palavras-chave:
Reforma Gerencial do Estado, Novos Modelos de Gestão Escolar, Polícia Militar de Goiás, Escola PúblicaResumo
O artigo resulta de uma reflexão compartilhada no campo da Pesquisa em Educação e almeja interseccionar as categorias sociabilidade e racialidade na análise das relações estabelecidas nas instituições escolares. Enfoca a escola como espaço complexo de construção de modos de estar junto, ambiente marcado por uma ecologia de distintos saberes. O ensino de história, como lócus da instituição escolar, é abordado como lugar do improvável. Ao enfocar a aula de história, destacamos experiências que oscilam desde um possível compartilhamento das diferenças até a sua negação. Tal negação pode revelar situações e atores sociais ignorados ou trivializados em suas relações cotidianas. Propõe a análise de situações improváveis no cotidiano escolar como método diferenciado de análise investigativa. Os resultados parciais das pesquisas em questão se produzem no movimento de questionamento epistemológico e pedagógico provocado pelo pensamento decolonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.