A INDÚSTRIA PELA EDUCAÇÃO E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: APONTAMENTOS SOBRE O PROJETO EDUCACIONAL DA FIESC
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4466Palavras-chave:
Pedagogia industrial, Reforma do Ensino Médio, Reestruturação produtiva, FIESCResumo
O estudo tem por objetivo evidenciar elementos do ideário pedagógico atual da indústria catarinense, cotejando-os com a literatura crítica produzida no Brasil sobre a Reforma do Ensino Médio. Para tanto, no percurso metodológico, utilizamos como ponto de partida a palestra realizada pelo presidente da FIESC a gestores municipais de educação durante o fórum da Undime/SC no ano de 2017. Realizamos, ainda, um balanço em periódicos brasileiros a respeito das produções científicas sobre a reforma da educação secundária no período de 2016 a 2018. Os dados analisados indicam que a pedagogia industrial catarinense se aproxima muito da Reforma do Ensino Médio (Lei Federal n. 13.415/2017). Compreendemos que a reestruturação da educação secundária se insere no modelo de reestruturação produtiva do capital. A flexibilidade é a mola propulsora de seu desenho curricular, marcado pela desigualdade educacional. A FIESC
enxerga na educação, tanto do jovem quanto do trabalhador, uma alavanca para o aumento da competitividade e a
expansão lucrativa do segmento empresarial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.