O SISTEMA DE COTAS PARA INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA: qual sua importância e por que pesquisar?
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4344Palavras-chave:
Ações afirmativas, Sistema de cotas, Ensino SuperiorResumo
Este trabalho traz considerações sobre aspectos culturais e econômicos que originaram desigualdades sociais, étnicas e educacionais no Brasil. Situando o ensino superior nesse contexto, traça uma breve trajetória das ações afirmativas e da política de cotas, além de discorrer sobre o papel das políticas públicas na área educacional, com a finalidade de analisar a sua importância como instrumento de superação das desigualdades sociais. O objetivo central deste estudo é realizar uma análise sobre a importância e o papel democratizador do sistema de cotas para ingresso no ensino superior nas instituições públicas de ensino, instituído pela Lei 12.711/12. O estudo também traz algumas considerações acerca de estudos e pesquisas sobre a temática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.