Contribuições da perspectiva histórico-cultural à compreensão do desenvolvimento da lingaugem escrita na infância

Autores

  • Emília Carvalho Leitão Biato Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v8i16.4258

Palavras-chave:

Ensino. Saberes docentes. Educação.

Resumo

O referencial teórico Histórico-Cultural aponta para o caráter indireto, mediado pelos processos humanos. Numa reflexão sobre a leitura e a escrita na infância, este estudo está orientado para o papel do outro (mediação social) e do signo - mais especificamente, a linguagem - (mediação semiótica) na dinâmica do desenvolvimento e da aprendizagem. A interação social e a linguagem assumem caráter fundamental na constituição de conhecimentos e capacidades, bem como do próprio sujeito. Especialmente nos espaços ligados à leitura e escrita, o gesto, o jogo e o desenho ganham um papel de destaque. O entendimento de como acontecem os processos constitutivos da criança contribui para orientação e reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem da linguagem escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília Carvalho Leitão Biato, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora substituta do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2018-02-13

Como Citar

BIATO, E. C. L. Contribuições da perspectiva histórico-cultural à compreensão do desenvolvimento da lingaugem escrita na infância. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 7–24, 2018. DOI: 10.22196/rp.v8i16.4258. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4258. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS