entre perdas e ganhos uma leitura de minguilim, de João Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v9i19.4248Palavras-chave:
deficiência.inclusão. trabalhoResumo
Com o trabalho, propõe-se uma leitura das personagens infantis, em Miguilim, de João Guimarães Rosa. O objetivo é mostrar como a linguagem de Rosa constrói essas personagens que, em um verdadeiro processo de aprendizagem e crescimento, entregam-se sem reservas à descoberta do mundo e da vida. As estratégias discursivas, na construção do texto oferecem ao leitor a relatividade das situações existenciais do homem que vive no tênue limite de um mundo feito de contrastes - alegria e tristeza, medo e coragem, certezas e incertezas, tumulto e paz. Vida e morte se interpenetram, encenadas pela narrativa que constrói e desconstrói, num jogo mágico de deslocamentos da linguagem que arremeda uma outra lógica do léxico, da sintaxe, da morfologia, da semântica, fazendo o sentido deslizar por diferentes cadeias significantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.