O videoarte - um olhar pela experiência
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v8i17.4232Palavras-chave:
Colônia Militar do Chapecó, Fronteira, Marechal Bormann.Resumo
O presente artigo "vasculha", com olhar investigativo, experiências pessoais na área do ensino da arte com enfoque no vídeo-arte, as quais são intermitentes e instigadoras. Instigadoras das questões do olhar para a arte como fonte de pesquisa do aluno em relação ao seu processo de experiência com a arte, no âmbito da transformação por este processo. Para tanto, enfoco o vídeoarte como proposta para leitura e produção em arte, uma leitura como experiência visual, sonora e de produção em vídeoarte. A reflexão inicia com uma discussão acerca da experiência com o processo, como fonte de leitura e produção em vídeoarte. Tem como base BARROS, Anna; BASBAUM, Ricardo; BELLOUR, Raymond; FERRÉS, Joan; LAROSSA, Jorge; MORAN, José Manuel; PIMENTEL, Lucia Gouvêa; entre outros. O segundo momento consta de um relato da experiência na Escola Básica Municipal Diogo Alves da Silva, na disciplina de Artes, com alunos do terceiro ano do terceiro ciclo, no município de Chapecó/SC, analisada de forma crítica com as reflexões teóricas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.