Eficientismo: nomeando as tais barreiras invisíveis presentes na vida de alunos com deficiência

Autores

  • Patrícia Monteiro Lacerda PUC-Rio/FAPERJ

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v7i15.4220

Palavras-chave:

osteoartrose, hidroterapia, dor, aptidão física

Resumo

Uma campanha iniciada ano passado, na Inglaterra, pelos direitos das pessoas com deficiência trouxe a tona o conceito de disablism (deficientismo) definido como 'discriminação, opressão ou comportamento abusivo advindo da crença de que as pessoas com deficiência são inferiores às outras'. Neste artigo discutimos algumas estratégias discursivas que vêm sendo empregadas para re-inventar o lugar social das pessoas com deficiência, tentando entender que efeitos essas estratégias podem trazer para as práticas pedagógicas brasileiras.

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Biografia do Autor

Patrícia Monteiro Lacerda, PUC-Rio/FAPERJ

Psicóloga, Mestre em Educação Brasileira e Doutoranda em Educação pela PUC-Rio com apoio da FAPERJ

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Publicado

2018-02-11

Como Citar

LACERDA, P. M. Eficientismo: nomeando as tais barreiras invisíveis presentes na vida de alunos com deficiência. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 157–180, 2018. DOI: 10.22196/rp.v7i15.4220. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4220. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS