Da fala ao tema gerador o humano concreto na pedagogia da libertação
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v7i14.4210Resumo
O presente artigo tem por objetivo contribuir para a reflexão em torno dos desafios que se colocam para a práxis pedagógica, orientada sob os princípios da pedagogia da libertação e sob a concepção histórico-cultural de desenvolvimento humano. Tal reflexão é empreendida a partir de pesquisa realizada na rede municipal de ensino de Chapecó (SC), acerca do processo metodológico de coleta de falas e a transformação do conteúdo inerente a elas, em processo pedagógico de sala de aula. Entre outras questões, a reflexão contida neste artigo permite vislumbrar aproximações importantes entre as proposições pedagógicas de Paulo Freire e a psicologia histórico-cultural, na medida em que ambas se orientam pela concepção de ser humano como sujeito ativo, forjado nas e pelas relações sociais, através das quais se apropria da cultura, dos valores e formas de comportamento socialmente construídas e objetiva-se enquanto gênero humano. Nesta direção, observam-se também novas possibilidades de reflexão acerca do papel mediador docente no processo de construção do conhecimento e, de acordo com a psicologia histórico-cultural, a tarefa de viabilizar processos pedagógicos de apropriação de formas superiores de pensamento ou funções psicológicas tipicamente humanas, o que coloca a práxis pedagógica como espaço privilegiado de humanização.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.