O LUGAR DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INVESTIGANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4120Palavras-chave:
Educação Infantil, Práticas pedagógicas, DesenhoResumo
O artigo tem o objetivo problematizar as práticas pedagógicas que incluem o desenho na Educação Infantil. As discussões apresentadas apoiam-se em autores como Vygostky (2009), Kishimoto (2001), Iavelberg (2013) e Derdyk (2015), dentre outros. A pesquisa foi realizada por meio de observações de práticas e registro em diário de campo em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de uma cidade de médio porte no interior do Paraná, em turmas de crianças na faixa etária de 2 a 4 anos de idade. Foi possível reconhecer que o desenho tem uma existência empobrecida no cotidiano das práticas pedagógicas e que as crianças têm pouca participação no processo de criação, configurando-se como uma ação com pouco significado para o desenvolvimento das crianças pela forma como é proposta e desenvolvida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.