Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v20i45.3997Palavras-chave:
Produção de conhecimentos, Memória, Relações étnico-raciais, Alberto da Veiga Guignard.Resumo
O artigo aborda a educação no contexto econômico, político e social que atravessamos atualmente no Brasil. A delimitação metodológica para as discussões tomou como unidade de análise a educação na perspectiva histórico-crítica, interpretando como essa conjuntura se relaciona de forma orgânica com a doutrina neoliberal. Estabelecemos como período de análise o início do primeiro mandato da Presidenta Dilma, passando pela chamada Jornadas de Julho de 2013 e culminando no Projeto Ponte para o Futuro, que vem sendo imposto pelo governo Temer configurado a partir do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e se encontra em curso. Realizamos uma análise da conjuntura sem perder de vista os movimentos orgânicos estruturais, cujos resultados indicam os rumos políticos e econômicos que vem sendo imposto por meio de um projeto reformista para a educação brasileira na conjuntura atual: uma proposta que adeque a educação nos marcos do neoliberalismo.
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