Fotografias de prédios escolares: a construção de obras visíveis como propaganda do governo Simões Lopes, na cidade de Pelotas.

Autores

  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira Universidade Comunitária Regional de Chapecó
  • Elomar Antonio Callegaro Tambara
  • Giana Lange do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v11i22.376

Palavras-chave:

Eugenol, AMFA, modificação estrutural e atividade antibacteriana.

Resumo

Augusto Simões Lopes foi intendente da cidade de Pelotas, pelo Partido Republicano Rio-Grandense, entre 1924 e 1928. Durante seu governo foi produzido um grande grupo de imagens que tinham como tema a educação, os quais eram apresentados nos Relatórios Intendenciais e publicados na
imprensa republicana, especialmente no jornal Diário Popular e no Almanach de Pelotas. A utilização que foi dada a essas fotografias foi inovadora em Pelotas, pois nenhum intendente anterior produziu um conjunto tão significativo de imagens relacionadas a esse tema. As fotografias retratam, em geral, a fachada do edifício escolar, o que demonstra a necessidade política que, segundo Alves, está unida a uma atração do executivo pelo espaço visível como instrumento que permitiria a continuidade de uma carreira política. Para a realização desse trabalho, optou-se por uma aproximação com os teóricos na Nova História, especialmente Jacques Le Goff. Além disso,
utilizaram-se autores que trabalham com fotografias em suas pesquisas, como Kossoy e Mirian Leite. Portanto, buscou-se uma base para a realização da análise das imagens. Buscou-se, ainda, contextualizar o momento em que a
pesquisa desenvolvida encontra-se inserida, através de autores que realizaram pesquisas sobre o mesmo tema em âmbito nacional e regional.

Palavras-chave: Educação, Fotografia, Primeira República.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. M. de; TAMBARA, E. A. C.; AMARAL, G. L. do. Fotografias de prédios escolares: a construção de obras visíveis como propaganda do governo Simões Lopes, na cidade de Pelotas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 109–132, 2009. DOI: 10.22196/rp.v11i22.376. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/376. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS