Uma reflexão sobre uma modalidade de educação para sensibilização ambiental

Autores

  • Ari Silva Gobira Centro Universitário UNA
  • Áurea Regina Guimarães Tomasi Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i40.3751

Resumo

Diante da complexidade da prática da Educação Ambiental e da diversidade de sujeitos, das mais diversas áreas do conhecimento, que atuam nesse campo, é preciso levantar alguns questionamentos sobre o papel desses educadores e quais são as possibilidades e as colaborações que eles podem proporcionar para o desenvolvimento local dos territórios onde estas são desenvolvidas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre as ações de Educação Ambiental, de modo que possibilite compreender o sentido dessa modalidade de educação, uma vez que não é somente uma atividade do educador formal. O artigo se apoia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e a formação de educadores. Assim, esta reflexão parte do seu processo histórico, passando pelas modalidades de Educação Ambiental e finalmente chegando ao processo de formação dos docentes e na forma com as ações são desenvolvidas. Ao longo do texto, buscou-se levantar algumas considerações sobre a forma como a Educação Ambiental é praticada pelos educadores ambientais e o perfil desses educadores, já que a área não pode ser vista somente como um campo dos profissionais da área de Ciências Naturais. Espera-se que este trabalho possa colaborar de alguma forma para a reflexão sobre a prática da Educação Ambiental e para a formação desses sujeitos, pois esse campo encontra-se em constante transformação, no contexto político, econômico ou social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ari Silva Gobira, Centro Universitário UNA

Biólogo, consultor ambiental, mestrando do Programa de Mestrado Profissional Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Centro Universitário UNA.

Áurea Regina Guimarães Tomasi, Centro Universitário UNA

Socióloga, mestre e doutora em Ciências da Educação e professora do Programa de Mestrado Profissional Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Centro Universitário UNA.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

GOBIRA, A. S.; TOMASI, Áurea R. G. Uma reflexão sobre uma modalidade de educação para sensibilização ambiental. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 216–241, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i40.3751. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3751. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS