Uma reflexão sobre uma modalidade de educação para sensibilização ambiental
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v19i40.3751Resumo
Diante da complexidade da prática da Educação Ambiental e da diversidade de sujeitos, das mais diversas áreas do conhecimento, que atuam nesse campo, é preciso levantar alguns questionamentos sobre o papel desses educadores e quais são as possibilidades e as colaborações que eles podem proporcionar para o desenvolvimento local dos territórios onde estas são desenvolvidas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre as ações de Educação Ambiental, de modo que possibilite compreender o sentido dessa modalidade de educação, uma vez que não é somente uma atividade do educador formal. O artigo se apoia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e a formação de educadores. Assim, esta reflexão parte do seu processo histórico, passando pelas modalidades de Educação Ambiental e finalmente chegando ao processo de formação dos docentes e na forma com as ações são desenvolvidas. Ao longo do texto, buscou-se levantar algumas considerações sobre a forma como a Educação Ambiental é praticada pelos educadores ambientais e o perfil desses educadores, já que a área não pode ser vista somente como um campo dos profissionais da área de Ciências Naturais. Espera-se que este trabalho possa colaborar de alguma forma para a reflexão sobre a prática da Educação Ambiental e para a formação desses sujeitos, pois esse campo encontra-se em constante transformação, no contexto político, econômico ou social.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.