Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v19i40.3750Palavras-chave:
Circulo Vicioso, Pobreza, Programa Bolsa FamíliaResumo
RESUMO: Os movimentos sociais populares do campo que surgiram no Oeste Catarinense, a partir da década de 1970 apresentam particularidades fundamentais para compreendermos as transformações e dinâmicas regionais em várias dimensões. O presente estudo, caracterizado como uma revisão bibliográfica e documental, objetiva analisar o seu processo de constituição e significado histórico, no contexto do desenvolvimento da região e do País. Debruça-se sobre um conjunto de documentos e, principalmente, de pesquisas realizadas ao longo de mais de três décadas, por pesquisadores de diferentes áreas. Como resultados, pode-se afirmar que o seu surgimento, mesmo reagindo às novas condições sociais e econômicas experimentadas na região, não pode ser explicado apenas a partir delas. Foram decisivos os processos pedagógico-elucidativos desenvolvidos por algumas instituições, nos quais os agricultores puderam construir novas interpretações sobre sua realidade. Atualmente, algumas das velhas questões exigem novas respostas e se colocam no campo dos desafios e deixam em aberto as possibilidades de futuro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.