Epistemologia e Educação étnico-racial: análise dos manuais didáticos do Ensino Fundamental de Mariana-MG
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v19i40.3749Palavras-chave:
Leitura, livro, históriaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as teorias educacionais contemporâneas e seus desdobramentos no processo de difusão da cultura étnico-racial. Buscou-se desenvolver um estudo criterioso sobre os manuais didáticos de História do Brasil e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. A metodologia desenvolvida foi de análise bibliográfica acerca das teorias que congregam a proposta política e pedagógica dos parâmetros curriculares nacionais (PCNs), no que é referente à história da cultura Africana e sua interface com a educação brasileira, e esta análise será desenvolvida no campo, no contexto das escolas de Mariana/Minas Gerais (MG). O referencial teórico é de cunho histórico-crítico que envolve as áreas de: Teorias e História da Educação do Negro no Brasil. Espera-se com esta pesquisa contribua com a análise crítica sobre: a História do Negro no Brasil; seus desdobramentos ideológicos no tocante à formação da população negra; na perspectiva emancipadora das relações étnico-raciais no país; e na crítica à leitura ideológica da educação proposta pelas teorias educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.