Identificação e compreensão de sintomas depressivos na infância em contexto escolar: desafios contemporâneos do educador
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v19i40.3748Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação Popular, Cooperativa HabitacionalResumo
Durante muito tempo,acreditou-se que a criança não tinha depressão significativa, pensamento que se revelou bastante equivocado, porque em estudos científicos foram encontradas evidências de que a depressão ocorre pelo menos ocasionalmente entre crianças. Com base nesse ponto de vista, o presente artigo socializa um estudo cujo objetivo foi discutir sobre a importância do educador na compreensão e na identificação dos sintomas depressivos em alunos. A busca através da literatura mostrou que a depressão traz sérias consequências à vida da criança, principalmente em contexto escolar, podendo interferir na aprendizagem, pois, durante o período depressivo infantil, a perda de interesse pelas atividades que antes eram divertidas dá lugar a manifestações de mau humor constante diante dos estudos, dos jogos, das brincadeiras e dos esportes, causando significativos danos psicossociais. O estudo evidenciou estratégias que podem contribuir para a atuação do educador em sala de aula com crianças que manifestem algum tipo de comportamento específico, classificado como transtorno depressivo, e comprovou que este profissional é sujeito importante na identificação de sintomas da depressão infantil.
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