Perfil do absenteísmo docente na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG no período de 2011 a 2014

Autores

  • Gioconda Machado Campos UFMG
  • Daisy Moreira Cunha UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i40.3745

Palavras-chave:

Informações. Empresários. Escritórios Contábeis.

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo longitudinal sobre o fenômeno do absenteísmo entre os cargos públicos de professor municipal, professor municipal da Educação Infantil e pedagogo da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, Brasil, no período de 2011 a 2014. Empreendemos uma análise exploratória dos dados (AED), obtendo-se média, mediana, moda, desvio padrão (medidas de tendência central) para cada cargo e ano. O absenteísmo foi mensurado por dois indicadores: índice de absenteísmo (IA) e índice de gravidade (IG). Concluímos que a produção do absenteísmo ocorre de modo muito semelhante nos três cargos. No entanto, a comparação das médias de cada cargo indicou que o exercício destas três diferentes funções públicas, no que concerne ao público atendido e às especificidades das atividades realizadas em cada etapa da educação básica, impacta diferentemente a produção do absenteísmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gioconda Machado Campos, UFMG

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Prefeitura de Belo Horizonte/MG. Endereço: Rua Dona Nancy de Vasconcelos Gomes, 173/1101, Bairro Sagrada Família, Belo Horizonte, MG

Daisy Moreira Cunha, UFMG

Doutora em Filosofia pela Université de Provence, França. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

CAMPOS, G. M.; CUNHA, D. M. Perfil do absenteísmo docente na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG no período de 2011 a 2014. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 115–135, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i40.3745. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3745. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS