Memórias e experiências do fazer-se professor(a) de séries iniciais, no município de Rio dos índios/RS (1960-1970)
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v19i40.3744Resumo
O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa sobre o fazer-se professor(a) de séries iniciais na área rural do município de Rio dos Índios (Rio Grande do Sul) que teve seu processo de colonização datado de meados do século XX, marcado principalmente pela atividade madeireira e que traz em seu bojo o processo educacional. A pesquisa apoiou-se principalmente nas fontes orais, por meio de entrevistas que trouxeram à tona as rememorações dos professores; nessas, procuraram-se indícios de como se constituíram esses sujeitos educacionais em seus espaços de trabalho, do seu cotidiano, de seus medos, de suas conquistas, enfim, de suas lutas diárias, processo que passava pela esteira da história de seus alunos. Buscou-se também evidenciar a contribuição desses sujeitos históricos para a constituição da história do município, quase sem registros, e que, portanto, precisava ser salvaguardada, por meio dessas histórias vivas que precisam e querem ser ouvidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.