Buscando significado nas experiências vividas pela professora Gracita Gruber Marcondes

Autores

  • Edenir Pacheco Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v18i38.3397

Palavras-chave:

Convivencia humana. Universidad pública. Humanidades. Filosofía.

Resumo

Esse estudo tem como objetivo compreender o significado das experiências de Gracita Gruber Marcondes por meio de sua história de vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de narrativas, por meio da história oral. Para isso, realizam-se entrevistas presenciais e analisaram-se fontes documentais e um livro de autoria da entrevistada. A responsabilidade em registrar e dar sentido à história de Guarapuava pela historiadora institui-se na forma de reunir em acervo particular de fotografias, livros, revistas, jornais e documentos, e sua dedicação demasiada ao ensino, tendo em vista que uma aula ministrada não é simplesmente um repasse de conteúdo, visto que enfatiza que o conteúdo apresentado aos alunos dever ser acompanhado de uma história, como maneira de dar significado ao que está sendo proposto. Nesse sentido, a professora Gracita contribuiu para que a história da memória da cidade de Guarapuava fosse preservada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-11-22

Como Citar

PACHECO, E.; VIEIRA, A. M. D. P. Buscando significado nas experiências vividas pela professora Gracita Gruber Marcondes. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 239–254, 2016. DOI: 10.22196/rp.v18i38.3397. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3397. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS