Buscando significado nas experiências vividas pela professora Gracita Gruber Marcondes
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v18i38.3397Palavras-chave:
Convivencia humana. Universidad pública. Humanidades. Filosofía.Resumo
Esse estudo tem como objetivo compreender o significado das experiências de Gracita Gruber Marcondes por meio de sua história de vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de narrativas, por meio da história oral. Para isso, realizam-se entrevistas presenciais e analisaram-se fontes documentais e um livro de autoria da entrevistada. A responsabilidade em registrar e dar sentido à história de Guarapuava pela historiadora institui-se na forma de reunir em acervo particular de fotografias, livros, revistas, jornais e documentos, e sua dedicação demasiada ao ensino, tendo em vista que uma aula ministrada não é simplesmente um repasse de conteúdo, visto que enfatiza que o conteúdo apresentado aos alunos dever ser acompanhado de uma história, como maneira de dar significado ao que está sendo proposto. Nesse sentido, a professora Gracita contribuiu para que a história da memória da cidade de Guarapuava fosse preservada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.