Valorizar a formação específica para o educador na perspectiva intercultural e afro-americana

Autores

  • Marcos Rodrigues da Silva Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v18i38.3395

Palavras-chave:

Teoria e prática. Trabalho. Formação Técnica. Agroecologia.

Resumo

Este trabalho busca somar e contribuir a um conjunto de reflexões sobre epistemologias na contemporaneidade vivida nos PPGEs, a partir de outras crenças e saberes àquilo que o movimento do pensamento eurocêntrico estabeleceu como instrumento balizador de interpretação de atos e atitudes dos seres humanos em perspectiva global nos séculos XIX e XX. As contribuições das crenças e dos saberes das comunidades afro para os conhecimentos e as reflexões científico-tecnológicas se apresentam como diferenciais em referenciais para possibilidades de vida no Planeta e qualidade nas relações entre sujeitos, grupos e sociedades. Pensar, saber e integrar esses conhecimentos nas agendas contemporâneas se apresenta como um dos desafios e fios condutores deste trabalho.

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Publicado

2016-11-22

Como Citar

SILVA, M. R. da. Valorizar a formação específica para o educador na perspectiva intercultural e afro-americana. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 208–220, 2016. DOI: 10.22196/rp.v18i38.3395. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3395. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS