Universalização do atendimento escolar aos estudantes públicoalvo da Educação Especial: Notas sobre os Planos Nacionais de Educação (2001 a 2004)
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v18i38.3394Palavras-chave:
Avaliação em Matemática. Educação Básica. Educação Matemática. Desenhos Infantis.Resumo
O trabalho analisou as políticas públicas relacionadas à inclusão escolar de estudantes públicoalvo da Educação Especial (PAEE), por meio de estudo documental em objetivos, metas e estratégias dos Planos Nacionais de Educação (PNE) de 2001 e 2014 e nos dados do Censo Escolar da Educação Básica. Foi elaborado um Protocolo de Análise Documental e, após a leitura dos documentos, os itens foram compilados e analisados por categorias à luz do materialismo histórico-dialético. Os dados apontaram que as mudanças e contradições na legislação educacional preconizadas pelos planos implicam a coexistência da oferta dos serviços de Educação Especial por instituições públicas e privadas, na qual o PAEE é mais delineado, engendrando a necessidade de modificações nos cursos de formação de professores. Os resultados sinalizam a evolução das matrículas no sistema regular de ensino, embora os documentos recomendem a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) por instituições conveniadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.