Entre a religião e o secularismo: Incursão nas memórias do professorado catarinense dos anos 1960
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v18i38.3390Palavras-chave:
Percepção multissensorial. Autopoiese. Transformação.Resumo
Este artigo analisa questões que envolvem o binômio religião/laicidade a partir de memórias do professorado aposentado da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina no contexto da década de 1960. As análises apoiam-se em estudo bibliográfico, na sua representação sobre a religião e a laicidade e em argumentos fundamentados pela Sociologia e História da Educação. Requerer do professorado um exercício profissional fundamentado na laicidade, demonstra a busca da homogeneização, da regulação e do controle de um sistema de ensino que deveria, em tese, ser habitado por professores(as) secularizados(as). Assim, nossos estudos demostram que a presença da religião, sobretudo católica, e dos estudos religiosos no cotidiano da escola laica, gratuita e obrigatória atravessa a segunda metade do século XX e permanece forte até os dias atuais. Focamos a presença da religião e os primeiros vestígios da laicidade na educação básica catarinense, além de possíveis confrontos das duas vertentes entre o professorado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.