O olhar freiriano sobre o processo escolar.
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v18i38.3387Palavras-chave:
Estado. Educação. Formação de professores. Escola. Universidade.Resumo
Considerando a onda conservadora em que estamos vivendo, com resistências ao pensamento de Paulo Freire, evidentemente por equívocos de interpretação de seu pensamento, esse artigo dialoga com as questões centrais da pedagogia de Paulo Freire, tendo como ponto de partida o seu olhar para o processo escolar presente na sua pedagogia. Conclui-se que o olhar freiriano não tem mistérios, não propõe soluções mágicas para resolver os problemas e as dificuldades do processo escolar, mas induz à exploração coletiva das potencialidades desse espaço diante do atual cenário político-pedagógico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.