A avaliação do desempenho docente em Portugal: análise crítica às suas principais consequências políticas e profissionais
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v18i38.3384Palavras-chave:
Educação rural. Escolas do campo. Orçamento Geral da União. Movimento de Educação do Campo.Resumo
No presente texto, analisamos sociologicamente o processo de avaliação do desempenho docente promovido pelo XVII governo constitucional. A análise tem como base as representações dos professores e das professoras sobre o processo a que estiveram sujeitos. As conclusões apresentadas resultam de um estudo de caso realizado no contexto de um Agrupamento Escolar. Utilizando uma metodologia híbrida, a qual combinou a análise estatística descritiva, resultante da administração de um inquérito por questionário aos docentes avaliados (157) que, no primeiro momento de avaliação (2007/2009), exerceram funções no contexto estudado, com a análise de conteúdo de uma entrevista administrada a 18 avaliadores. As conclusões que apresentamos – bastante preocupantes e merecedoras de uma acentuada vigilância científica e política – constituem um contributo para a análise das consequências da avaliação do desempenho docente para a vida nas escolas e para a democracia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.