Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v10i21.320Palavras-chave:
Exército, contraguerrilha, memória, heróiResumo
É bastante atual e polêmica a discussão em torno de processos de inclusão social no campo de políticas públicas em geral, mais particularmente no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência mental. Se por um lado observa-se o engessamento desse processo por conta de dificuldades de
ordem política e ideológica, por outro se verifica umaaralisação decorrente de limites na quebra de paradigmas e preconceitos em relação às capacidades dessas pessoas. E, ainda, assiste-se no contexto atual, um empreendimento que é também político e pedagógico no sentido de abrir espaços de inserção de pessoas com deficiência mental, no mercado de trabalho. Sobre este último aspecto se debruça o presente artigo cuja pretensão é refletir, com base em resultados de pesquisa, as mudanças ocorridas no desenvolvimento
psicológico de pessoas com deficiência mental em processo de inclusão no mercado de trabalho. Especificamente, procuramos identificar como o ser humano se desenvolve psicologicamente sob o enfoque histórico-cultural; e, ainda, compreender o desenvolvimento da pessoa com deficiência mental
a partir do referencial histórico-cultural; entender o que é trabalho na visão marxista; e identificar, no contexto, como se caracteriza o mercado de trabalho, na atualidade, em relação a pessoa com deficiência mental.
Palavras-chave: Trabalho, inclusão, deficiência mental, desenvolvimento humano.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.