O gênero diário na formação inicial do professor

Autores

  • Cláudia Valéria Doná Hila Universidade Comunitária Regional de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v10i21.318

Palavras-chave:

região, desenvolvimento, gestão política.

Resumo

Vinculado ao grupo de pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem” (UEM/CNPq), o objetivo deste trabalho é discutir resultados parciais sobre o papel do gênero diário como instrumento de interlocução entre professor formador e professor em formação durante a disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa. O referencial teórico ancora-se no interacionismo social e no interacionismo sócio-discursivo bronckartiano. Os professores em formação produziram, ao longo do ano letivo de 2006, diários introspectivos nos quais o objetivo maior era obter uma interação mais efetiva entre professor formador e professor em formação, tendo em
vista, principalmente, o baixo índice de motivação e de confiança em si mesmos com que os acadêmicos chegam a essa disciplina. Entretanto, para além dessa função, outros papéis desse gênero foram aparecendo. Esse estudo
aponta para a importância de vermos os gêneros textuais como uma ferramenta psicológica (cf. SCHNEUWLY, 1994), no sentido vygotskyano do termo, o que quer dizer que o diário pode ser considerado um instrumentocatalisador na formação inicial.

Palavras-chave: diário; interação; escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DONÁ HILA, C. V. O gênero diário na formação inicial do professor. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 99–120, 2009. DOI: 10.22196/rp.v10i21.318. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/318. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS