O gênero diário na formação inicial do professor
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v10i21.318Palavras-chave:
região, desenvolvimento, gestão política.Resumo
Vinculado ao grupo de pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem” (UEM/CNPq), o objetivo deste trabalho é discutir resultados parciais sobre o papel do gênero diário como instrumento de interlocução entre professor formador e professor em formação durante a disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa. O referencial teórico ancora-se no interacionismo social e no interacionismo sócio-discursivo bronckartiano. Os professores em formação produziram, ao longo do ano letivo de 2006, diários introspectivos nos quais o objetivo maior era obter uma interação mais efetiva entre professor formador e professor em formação, tendo em
vista, principalmente, o baixo índice de motivação e de confiança em si mesmos com que os acadêmicos chegam a essa disciplina. Entretanto, para além dessa função, outros papéis desse gênero foram aparecendo. Esse estudo
aponta para a importância de vermos os gêneros textuais como uma ferramenta psicológica (cf. SCHNEUWLY, 1994), no sentido vygotskyano do termo, o que quer dizer que o diário pode ser considerado um instrumentocatalisador na formação inicial.
Palavras-chave: diário; interação; escrita.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.