A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht Gaspareto
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v18i37.3174Palavras-chave:
Aprendizagem ao longo da vida. Educação Permanente. Validação das aprendizagens informais e não-formais. Educação de adultos.Resumo
A autobiografia que apresento é parte de minha trajetória de vida. Trajetória esta que tem como perspectiva a militância no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e a atuação na educação superior como professora. O texto apresenta aspectos que caracterizam a infância no campo, mostra como foi necessário deixar a família e o meio rural para estudar e, ao mesmo tempo, para conhecer a realidade dos empobrecidos. Este texto também faz referência ao tempo de inserção pastoral na diocese de Chapecó, o qual foi a porta de entrada para um trabalho de maior comprometimento através do engajamento pastoral. A partir desta atuação foram sendo elaboradas as bases de uma inspiração teórica que marcaram minha trajetória. Mas é no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) que fui aprendendo e repensando práticas pedagógicas e educativas que caracterizam um perfil de militante pesquisadora e pesquisadora militante. Ao longo do texto destaco uma das diferentes pedagogias do MMC, que visa comunicar sua mensagem através do teatro, e também explicito alguns aspectos relacionados à militância partidária. Em seguida, mostro a importância do papel de professora-pesquisadora com responsabilidade militante. Por fim, trato ainda, no âmbito da minha trajetória, sobre a perspectiva de gênero a partir da compreensão de empoderamento das mulheres em luta pela igualdade e faço menção à experiência estabelecendo uma relação entre o curso de pedagogia e o MMC. Neste sentido, na perspectiva da “dupla militância”, abordo os desafios de articulação das problemáticas das práticas educativas construídas pelo MMC e das práticas pedagógicas produzidas pela universidade, tendo como referência básica o comprometimento com as lutas por transformação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.