A “inutilidade” do pensamento em épocas céticas e pragmáticas e o fundamental conhecimento do mundo objetivo: propostas de Maria Célia Marcondes de Moraes para a educação

Autores

  • Patricia Laura Torrigliafs Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Vidalcir Ortigara

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v18i37.3167

Resumo

O texto objetiva aproximar os leitores e leitoras de algumas das ideias mais significativas de Maria Célia Marcondes de Moraes em relação ao complexo educacional e a conexão deste com a totalidade social. Refletimos sobre a crítica da autora ao pensamento cético e pragmático e sua radical contraposição realista de crítica ontológica. Ao final apresentamos o depoimento de alguns que com ela conviveram e aprenderam.

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Publicado

2016-10-06

Como Citar

TORRIGLIAFS, P. L.; ORTIGARA, V. A “inutilidade” do pensamento em épocas céticas e pragmáticas e o fundamental conhecimento do mundo objetivo: propostas de Maria Célia Marcondes de Moraes para a educação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 47–72, 2016. DOI: 10.22196/rp.v18i37.3167. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3167. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS