A concepção da avaliação escolar em matemática a partir dos desenhos de alunos

Autores

  • César Augusto do Prado Moraes
  • Zeila de Brito Fabri Demartini

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3062

Resumo

Este artigo tem por objetivo levantar e analisar algumas concepções sobre a avaliação escolar em Matemática, procurando desvendar a realidade que é encontrada nas escolas referente à avaliação dessa disciplina. Para verificar quais as concepções referentes à avaliação, foram adotados desenhos realizados pelos alunos, mostrando o que pensam sobre as avaliações previamente aplicadas. As imagens adquiridas demonstraram informações pertinentes sobre o que os discentes pensam a respeito da Avaliação em Matemática ao desenhar monstros, corações e números. Este estudo foi desenvolvido em uma escola pública de ensino do Estado de São Paulo. Essa pesquisa investiga o que realmente está acontecendo em todo o processo de Avaliação em Matemática, possibilitando identificar o que cada sujeito envolvido nesse processo pode contribuir ou atrapalhar para a sua concretização, evidenciando assim áreas críticas e favoráveis sobre a tão temida e polêmica Avaliação em Matemática.

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Publicado

2015-12-22

Como Citar

MORAES, C. A. do P.; DEMARTINI, Z. de B. F. A concepção da avaliação escolar em matemática a partir dos desenhos de alunos. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 196–216, 2015. DOI: 10.22196/rp.v17i35.3062. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3062. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS