Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física

Autores

  • Márcia Morschbacher
  • Luiz Fernando Camargo Veronez

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3057

Palavras-chave:

Globalização. Europeização. Educação de Adultos

Resumo

Este artigo analisa os impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais nos currículo dos cursos de formação de professores de Educação Física de duas universidades públicas do Sul do País. Procura demonstrar, a partir de um estudo bibliográfico e documental, a relação desses documentos legais com o atual grau de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, explicitando (a) a função de mediação que exercem na adequação da formação dos professores de educação física às atuais demandas do processo de acumulação capitalista e (b) a reprodução das determinações legais e dos marcos teóricos sustentados pelas DCN nos currículos dos cursos de graduação investigados.

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Publicado

2015-12-22

Como Citar

MORSCHBACHER, M.; VERONEZ, L. F. C. Diretrizes curriculares nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 101–118, 2015. DOI: 10.22196/rp.v17i35.3057. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3057. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS