Estado e educação: a formação de professores em questão

Autores

  • Carlos Eduardo Reis

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3056

Palavras-chave:

Ensino Superior. Classes populares. Políticas públicas.

Resumo

O artigo analisa a formação de professores no contexto do Parecer no 009/2001 do Conselho Nacional de Educação, aprovado em 8/5/2001 e instituído pela Resolução no 01/2002, de 18/2/2001, do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. São analisados: o contexto justificador das reformas, com ênfase na adequação do sistema educativo aos ditames do ideário neoliberal; a nova função social da escola e o papel dos professores, chamando a atenção para a nova lógica desse processo; e o problema da qualificação profissional do magistério no contexto universitário.

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Publicado

2015-12-22

Como Citar

REIS, C. E. Estado e educação: a formação de professores em questão. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 79–100, 2015. DOI: 10.22196/rp.v17i35.3056. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3056. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS