A questão do estágio docente no ensino superior: ‘Relatos de um certo bolsista no ensinar aprender Sound Design’
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2858Palavras-chave:
Microempreendedor Individual, Empreendedorismo, SustentabilidadeResumo
A questão do “estágio obrigatório para bolsistas Capes” no ensino superior, é fato amplamente debatido no Brasil, pois interage em coparticipação com outra temática, a da formação docente. Neste ensaio, procuramos pensar a problemática a partir de uma experiência de estágio de docência nas disciplinas de ‘Trilha Sonora’ e ‘Sound Design’ para os cursos de Audiovisual e Design, buscando refletir acercada seguinte indagação: ‘Afinal, o que é estágio?’.Aliado a tal questionamento, procuramos refletir sobre possíveis maneiras de ensinar-aprender música e Sound Design para não músicos. Recorrendo a aspectos da filosofia pragmática de Peirce, por intermédio dos conceitos de experiência, falibilismo e signos, objetivamos a reconstrução de momentos significativos em sala de aula. Por fim, entendemos que o ponto nevrálgico para a compreensão do ‘estágio obrigatório’ é entendê-lo enquanto uma experiência que se liga e interage em coparticipação com as anteriores e, que mutuamente coparticipa com as atuais, promovendo novos signos para o futuro.
___________________________
Resumen
La cuestión de la ‘práctica obligatoria para becarios Capes’ en la enseñanza superior, es un hecho ampliamente discutido en el ámbito nacional brasileño, pues interacciona en coparticipación con otra temática, el de la formación docente. En este ensayo, buscamos pensar esta problemática a partir de una experiencia de la practica en docencia en las asignaturas de ‘Trilha Sonora’ y ‘Sound Design’, para los cursos de Audiovisual y Design, buscando reflexionar acerca de la siguiente indagación: Al fin y al cabo, lo que es la practica? Añadido a tal cuestionamiento buscamos reflexionar sobre posibles maneras de enseñar-aprender música y Sound Design para los que no son músicos. Evocando a los aspectos de la filosofía pragmática de Pierce, por intermedio de los conceptos de la experiencia, falibilismo y signos, objetivamos a reconstrucción de momentos significativos en el aula. Para finalizar, entendimos que el punto neurálgico para la comprensión de la practica obligatoria, es entenderla como una experiencia que se añade e interacciona en coparticipación con las anteriores y, que mutuamente coparticipa con las actuales, promoviendo nuevos signos para el future.
Palabras-Clave: Práctica obligatória. Pierce. Experiencia. Falibilismo
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.