O que move a ação dos indivíduos? Um diálogo com Pierre Bourdieu e François Dubet
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2857Palavras-chave:
MultidisciplinarResumo
A idéia deste texto é apresentar e discutir os conceitos centrais de dois autores que têm se preocupado em entender os processos da ação e/ou reprodução social a partir de pontos de vistas diferentes: Pierre Bourdieu e François Dubet. Para o primeiro, o que explica a ação dos indivíduos, a qual sempre caminha no sentido da reprodução, é a existência do habitus. Já para o segundo, o indivíduo tem maior papel de autoria em suas ações e as constrói através da experiência. Refletindo o sentido da escola para os dois autores, indica-se que, para Bourdieu, a escola produz desigualdades e contribui para a reprodução social. Já para Dubet, o sentido da escola é dado pelo ator, no desenrolar de sua experiência escolar.
________________________
Resumen
La idea de este texto es presentar y discutir los conceptos centrales de dos autores que se han preocupado en entender los procesos de acción y/o reproducción social a partir de puntos de vistas diferentes: Pierre Bourdieu y François Dubet. Para el primer, lo que explica la acción de los individuos, la cual siempre camina en el sentido de reproducción, es la existencia del habitus. Ya para el segundo, el individuo tiene un rol más grande de autoría en sus acciones y las construye a través de la experiencia. Reflexionando el sentido de la escuela para los dos autores, se indica que, para Bourdieu, la escuela produce desigualdades y contribuye para la reproducción del social. Ya para Dubet, el sentido de la escuela es dado por el actor, en el desenrollar de sus experiencias escolares.
Palabras Clave: Acción social. Bourdieu. Dubet. Habitus. Experiencia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.