Educação, poder e autoridade docente: tramas e sentidos na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2855Palavras-chave:
Saúde mental, Saúde ocupacional, Psicologia, Trabalhador, Satisfação profissional.Resumo
O artigo procura abordar as questões relativas à crise na autoridade docente constatadas na contemporaneidade a partir da discussão maior sobre crise de poder na sociedade e sobre o lugar da educação no sistema mais amplo das relações humanas. A partir da problematização do poder e das imbricações entre educação e poder, a questão da autoridade docente é analisada, tendo como base pesquisa com professores. Entendendo as tensões em sala de aula e o ambiente de relações negociadas e de resistências enfrentadas dentro e fora da escola pela função docente, confirma-se que a visão do senso comum sobre crise na autoridade do professor está na superfície de fenômenos muito mais complexos. O artigo aponta para a necessidade de abordagens multidisciplinares para ampliação e aprofundamento das discussões sobre educação e poder nas sociedades contemporâneas.
_____________________
Resumen
El artículo busca abordar las cuestiones relativas a la crisis en la autoridad docente, constatadas en la contemporaneidad a partir de la discusión mayor sobre crisis de poder en la sociedad y sobre el lugar de la educación en el sistema más amplio de las relaciones humanas. A partir de la problematización del poder y de las imbricaciones entre la educación y el poder, la cuestión de la autoridad docente es analizada, teniendo en cuenta la investigación con profesores. Entendiendo las tensiones en las clases y en el ambiente de las relaciones negociadas y de las resistencias enfrentadas dentro y fuera de la escuela por la función docente, se ratifica que la visión del sentido común sobre la crisis en la autoridad del profesor está en la superficie de fenómenos mucho más complejos. El artículo apunta para la necesidad de abordajes multidisciplinares para la ampliación y profundización de las discusiones sobre la educación y el poder en las sociedades contemporáneas.
Palabras Clave: Educación. Poder. Autoridad. Docencia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.