Cadernos pedagógicos para a pré-escola: algumas questões sobre avaliação da aprendizagem e alfabetização para as classes populares
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2849Resumo
O presente artigo discute a concepção de alfabetização presente nos Cadernos Pedagógicos para a Pré-escola – material pedagógico produzido pela SME/Rio, que visa direcionar o trabalho pedagógico realizado com esta faixa etária. A partir de questões sobre as relações entre alfabetização, pré-escola e desempenho escolar que os cadernos suscitam, trazemos as contribuições dos estudos sobre a avaliação da aprendizagem para o debate, a fim de oportunizar processos de ensino e de aprendizagem mais favoráveis às crianças das classes populares. O trabalho toma documentos elaborados por essa secretaria municipal de educação como objeto de estudo. Neles encontramos a predominância de uma perspectiva mecanicista e reducionista de alfabetização, com a antecipação da aquisição do código escrito para a educação infantil, articulada à intenção de melhorar os índices nas avaliações externas e em larga escala que serão aplicadas em anos de escolaridade posteriores.
_________________________
Resumen
El presente artículo discute la concepción de la alfabetización presente en los Cuadernos Pedagógicos para el período Preescolar – material pedagógico producido por la SME/Rio, que busca direccionar el trabajo pedagógico realizado con este rango de edad. A partir de las cuestiones sobre las relaciones entre alfabetización, preescolar y rendimiento escolar que los cuadernos originan, traemos las contribuciones de los estudios sobre la evaluación del aprendizaje para el debate, a fin de posibilitar procesos de enseñanza y de aprendizaje más favorables a los niños de las clases populares. El trabajo adopta documentos elaborados por la secretaria municipal de educación como objeto de estudio. En ellos encontramos la predominancia de una perspectiva mecanicista y reduccionista de la alfabetización, con la anticipación de la adquisición del código escrito para la educación infantil, articulada a la intención de mejorar los índices en las evaluaciones externas y en larga escala que serán aplicadas en años posteriores de la escolaridad.
Palabras Clave: Cuadernos Pedagógicos. Educación Infantil. Alfabetización. Evaluación. Clases populares
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.