Mundo escolar e literatura em Louis Pergaud

Autores

  • Michel Thiollent UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v16i32.2719

Palavras-chave:

Planejamento Territorial, Urbanismo, Desenvolvimento Territorial, Multidisciplinar

Resumo

Levando em conta uma leitura de obras literárias de Louis Pergaud (1882-1915), correspondências e informações sobre sua biografia, procura-se encontrar sinais da posição crítica do autor, que havia sido professor de ensino primário na região do Jura (França), sobre a educação pública e a pedagogia impositiva de sua época. Tal posição o levou a deixar o mundo escolar de província para tentar a fama literária em Paris no início do século XX. Podendo ser qualificada de libertária, não dogmática, sua posição se expressa principalmente em sua obra mais conhecida, A Guerra dos Botões, e em suas conferências e correspondências.Revela-se uma crítica à concepção do ensino, à pedagogia e aos valores do modelo de escola que estava sendo implantado. Convocado como soldado para a guerra em 1914, Louis Pergaud morreu em combate em 1915, deixando sua obra inacabada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Thiollent, UNIGRANRIO

Doutor em Sociologia. Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne, UER | França.

Professor Adjunto do PPGA/Programa de
Pós-Graduação em Administração da UNIGRANRIO
e professor aposentado da Coppe/
UFRJ

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

THIOLLENT, M. Mundo escolar e literatura em Louis Pergaud. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 17–32, 2015. DOI: 10.22196/rp.v16i32.2719. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2719. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS