O debate de gênero nas propostas curriculares da Educação Física na Educação básica dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul

Autores

  • Julia Mara Pegoraro Silvestrin UFSC
  • Maria do Carmo Oliveira Saraiva UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.2341

Palavras-chave:

cultura material, gênero, identidade, memória afrobrasileira.

Resumo

O presente artigo traz uma análise da incorporação do discurso de gênero, na disciplina de Educação Física, pelas propostas curriculares para a Educação Básica dos Estados do Paraná (2008) e do Rio Grande do Sul (2009). Utilizamos gênero como categoria de análise das relações entre indivíduos/práticas corporais dentro da cultura corporal de movimento e voltamos nosso olhar para a teoria da performatividade de gênero.

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Publicado

2014-08-21

Como Citar

SILVESTRIN, J. M. P.; SARAIVA, M. do C. O. O debate de gênero nas propostas curriculares da Educação Física na Educação básica dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 389–416, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.2341. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2341. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

FÓRUM PERMANENTE DE DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA