O debate de gênero nas propostas curriculares da Educação Física na Educação básica dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.2341Palavras-chave:
cultura material, gênero, identidade, memória afrobrasileira.Resumo
O presente artigo traz uma análise da incorporação do discurso de gênero, na disciplina de Educação Física, pelas propostas curriculares para a Educação Básica dos Estados do Paraná (2008) e do Rio Grande do Sul (2009). Utilizamos gênero como categoria de análise das relações entre indivíduos/práticas corporais dentro da cultura corporal de movimento e voltamos nosso olhar para a teoria da performatividade de gênero.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.