Análise de correlação entre o investimento per capita em ensino fundamental regular e os resultados anuais do IDEB dos municípios de Santa Catarina e regionalizações da FECAM para os anos de 2005 a 2011
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1706Palavras-chave:
Posicionamento Epistemológico, Estratégia, Instituição de Ensino Superior.Resumo
O artigo apresenta resultados derivados de análise quantitativa de correlação entre o investimento per capita em Ensino Fundamental Regular e os resultados anuais do IDEB dos 293 municípios de Santa Catarina para os anos de 2005 a 2011, efetuadas a partir do cruzamento de três naturezas distintas: 01-financeiros: relativos ao investimento em ensino fundamental trazidos ao valor presente de 2011 pelo índice IGP-DI, 02-demográficos estudantis: relativos ao quantitativo de matrículas em cada um dos anos citados para os dois níveis (séries iniciais e finais) e 03-desempenho: por meio do IDEB; obtendo resultados a partir de três segmentações: 01-população: a partir do número de habitantes do município para cada ano, 02-por ano: isolando os dados em grupos conforme o ano de origem e 03-por regionalismo geopolítico: a partir da divisão formal apresentada pela FECAM. A busca do índice per capita foi necessária para igualar os municípios em uma base comum, evitando que valores absolutos, baseados apenas no PIB, indiquem, de forma distorcida, a quantidade investida por município, limitada a um olhar estrutural de cima para baixo sem considerar a demografia atingida. A escolha do Ensino Fundamental se deu devido à existência de maior quantidade de dados disponíveis e por representar maior peso monetário frente aos demais níveis, representando mais da metade de todo o Investimento Público Direto Municipal em educação em todos os anos contemplados pela pesquisa. Dentro do universo pesquisado houve incompletude em alguns dos indicadores, o que inviabilizou a análise integral por depender de todas as informações de todas as naturezas para um ano/município ser validado, isso reduziu o número de dados utilizáveis para 75,48% das séries iniciais e apenas 38,37% das séries finais, que em valores absolutos, somando os dois níveis, resultou no montante de R$ 11.238.416.963,59 de um total de R$ 12.344.632.409,01; o que representa 91,04% do total do Valor Financeiro contemplado pelo universo escolhido. Conclui que não houve relação estatística significativa entre Investimentos Públicos Diretos Municipais e IDEB na Educação Básica dos municípios de Santa Catarina no período de 2005 a 2011.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.