Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1465Palavras-chave:
Formação de Professores. Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa. Escola Inclusiva.Resumo
Este texto se ocupa do tema da arte contemporânea e sua justificação no ensino das Artes Visuais. Indica conteúdos e propõe questões que poderemos apresentar aos alunos para enfrentar essa abordagem problematizando aspectos acerca da arte contemporânea, tais como: o sistema da arte, o lugar do artista, do mercado e do público, explicitando características artísticas presentes na criação contemporânea, entre elas a mestiçagem, o hibridismo, a apropriação e a recontextualização. Diante disso, justificaremos a presença dessa abordagem na educação por acreditar que conhecer arte contemporânea de modo contextualizado e tensionado em relação à arte da tradição empodera o aluno à compreensão crítica dessa manifestação artística, contribuindo, também, para o entendimento do seu lugar no mundo humano. Para a abordagem desse tema trataremosde quatro âmbitos que envolvem o domínio de uma matéria a ser ensinada: o que é isso (a matéria a ser ensinada)? Como se pode entender isso? Por que isso consta do currículo? O que modifica uma vida sabendo disso? Esses mbitos serão tratados a partir do conceito de Arte Contemporânea e alguns de seus conteúdos com foco no Ensino Médio.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.