A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1464Palavras-chave:
Formação continuada de professores. Imaginário Social. Saberes docentes.Resumo
A falta de qualidade do ensino na área rural e até mesmo a ausência deste em alguns locais pelo Brasil são fatores que estimulam o êxodo rural, este que provocou o crescimento desordenado das cidades, sem infraestrutura adequada. Muitos agricultores acabam encaminhando seus filhos para escolas urbanas, porém em alguns locais, mediante a organização da comunidade, surgem as escolas familiares rurais, baseadas na pedagogia da alternância, que tem a educação voltada para a realidade do meio rural, com valores e cultura específicos do campo, que prepara os jovens e adolescentes do campo para o campo. Porém, a mulher, muitas vezes, é rejeitada neste contexto, por ter historicamente exercido funções essencialmente femininas e agora passa a frequentar a escola rural e aprender sobre o dia a dia do campo. Ainda existem pessoas que não conhecem esse tipo de escola (esta metodologia de ensino); frente a isto, torna-se necessário a fundamentação de tal para que as pessoas passem a ser capazes de refletir e criar um novo olhar para a educação da população do campo e entender o papel que a mulher passa a exercer no contexto atual.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.