A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam: os sujeitos jovens e a EJA / Head thinks according to where the feet step: juvenile subjects and EJA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1459Palavras-chave:
Família. Sociologia. Mudanças Sociais.Resumo
Este texto constitui um ensaio de análise de duas categorias teóricas fundamentais quando se discute processos educativos com jovens na Educação de Jovens e Adultos (EJA), quais sejam juventude e sujeito. O texto toma como ponto de partida a Juventude e sua constituição como categoria histórica, social e cultural. Do mesmo modo, analisa as questões relativas a constituição da categoria sujeito e sua relação com os direitos na contemporaneidade. Analisadas estas duas categorias, são discutidas elementos decorrentes delas, mais especificamente no campo educativo com jovens da EJA, problematiza a invisibilidade da juventude na vida escolar e sua consequente transformação de sujeito jovem em aluno. Procura compreender as implicações pedagógicas de se trabalhar a partir das especificidades dos processos de aprendizagem destes sujeitos, onde se destacam as contribuições da perspectiva Histórico-Cultural em Psicologia.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.