O desafio do uso das tecnologias de informação e comunicação para a organização dos sistemas educacionais

Autores

  • Zilmar da Cunha Galdino
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro
  • José Lucas Pedreira Bueno

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1458

Palavras-chave:

Luto. Escola. Morte de estudantes. Cuidado.

Resumo

Este estudo aborda a necessidade de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos sistemas educacionais públicos, sob o olhar de suas possibilidades e limites. Destaca a relevância desta ação para a organização do trabalho na escola pública dentro da perspectiva sociocrítica da educação. O texto foi elaborado com base em dados bibliográficos fundamentados nos autores que desenvolveram estudos sobre esta temática. Na perspectiva da proposta defendida, a inserção de novos métodos e ferramentas a serem adotados deve ir ao encontro das reais precisões das escolas, considerando as comunidades nelas inseridas. Neste entendimento, há necessidade de se organizar novas práticas na escola integradas ao uso e estudo das novas tecnologias. É preciso ir além dos condicionantes históricos, que vão desde o desrespeito aos aspectos culturais, à falta de investimentos, a formação pedagógica e funcional nas escolas públicas, fatores que impedem a democratização e o melhor aproveitamento das tecnologias pelas camadas populares, fator que inviabiliza sua maior participação na sociedade globalizada e informatizada.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

GALDINO, Z. da C.; BRASILEIRO, T. S. A.; BUENO, J. L. P. O desafio do uso das tecnologias de informação e comunicação para a organização dos sistemas educacionais. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 421–442, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i29.1458. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1458. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS