Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1453Palavras-chave:
Biologia, Ensino médio, Métodos de ensino, Anfíbios.Resumo
Sob diferentes enfoques teórico-metodológicos, o presente artigo trata sobre questões que perpassam o processo de produção acadêmica, em especial aquelas entrelaçadas com a escrita, autonomia e autoria. Problematizamos, indagamos e trazemos à reflexão questões inerentes ao constituir-se autor a partir da escrita, aos desafios de se tornar autor e autônomo em um contexto cultural permeado de tecnologias digitais que, muitas vezes, facilita o acesso à informação, mas torna a autoria difusa; e, finalmente, acerca dos desafios impostos às universidades para a formação de autores autônomos em um contexto de produtivismo acadêmico cada vez maior. Longe da pretensão de responder com certeza a todas estas questões, partimos do pressuposto que o leitor também possui sua autonomia para, junto com – e a partir de – nossas palavras, construir os sentidos e significados do texto e refletir sobre os limites e possibilidades que permeiam escrita, autoria e autonomia no meio acadêmico.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.